• Dra. Kellyane Carvalho

Constipação intestinal

O que fazer quando o intestino fica preso


A constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais, sendo que as fezes

podem ser muito duras ou muito pequenas, ou raras (menos de três vezes por semana). Pessoas com prisão de ventre também podem notar uma necessidade frequente de fazer força e uma sensação de que o intestino não esvaziou completamente depois da evacuação.

A constipação é um problema muito comum e ocorre com mais frequência com o avançar da idade. Ela pode ser diagnosticada com base em seus sintomas e pelo exame físico. Você também deve mencionar quaisquer medicamentos que toma regularmente, pois alguns medicamentos podem causar prisão de ventre.

Alguns exames podem ser solicitados, por exemplo, se você teve uma alteração recente nos hábitos intestinais, sangue nas fezes, perda de peso ou histórico familiar de câncer de cólon. Tais exames podem incluir exames de sangue, raios-x, sigmoidoscopia, colonoscopia ou testes mais especializados, se necessário.

A maioria das pessoas pode tratar a constipação em casa, sem consultar um médico. No entanto, você deve falar com um profissional de saúde nos seguintes casos:

  • se o problema é novo (ou seja, representa uma mudança em seu padrão normal)

  • se durar mais de três semanas

  • se for severo

  • se está associado a qualquer outra característica preocupante, como sangue no papel higiênico, perda de peso, febre ou fraqueza.

O tratamento para a constipação inclui a mudança de alguns comportamentos, ingestão de alimentos ricos em fibras e uso de laxantes ou enemas, se necessário.

Os intestinos ficam mais ativos após as refeições e geralmente é o momento em que as fezes passam mais facilmente. Se você ignorar os sinais do seu corpo para evacuar, os sinais se tornarão cada vez mais fracos com o tempo. Prestando muita atenção a esses sinais, você terá mais facilidade para evacuar.

O aumento das fibras na dieta pode reduzir ou eliminar a constipação. Muitas frutas e vegetais podem ser particularmente úteis na prevenção e tratamento da constipação. Isso é especialmente verdadeiro para frutas cítricas, ameixas e suco de ameixa. Alguns cereais matinais também são uma excelente fonte de fibra alimentar.

Algumas pessoas usam laxantes estimulantes em excesso. Tomar laxantes estimulantes regularmente ou em grandes quantidades pode causar efeitos colaterais, incluindo baixos níveis de potássio. Portanto, você deve tomar esses medicamentos com cuidado se precisar usá-los regularmente.

Outro cuidado deve se ter com “produtos naturais” - uma grande variedade de produtos naturais é anunciada para a constipação. Alguns deles contêm os ingredientes ativos encontrados em laxantes comercialmente disponíveis. No entanto, sua dose e pureza podem não ser cuidadosamente controladas. Portanto, esses produtos geralmente não são recomendados.

7 visualizações0 comentário